Contexto
Após a primeria demo party após a re-fundação da Associação Inércia, a edição de 2023 foi realizada entre 1 a 3 de dezembro.
A Associação Inércia também conseguiu obter suporte por parte da Câmara municipal de Almada, que por sua vez permitiu que nós , a Associação Inércia, pudessemos ter acesso a uma melhor localização.
Este ano foi decidido utilizar o termo “Festival” para melhor descrever a demo party, dado que assim é mais fácil explicar a novos potenciais visitantes sobre o que é o evento.
Uma pequena advertência: Este ano eu estive mais envolvido com a organização da edição deste ano, desde ajudar com o setup do evento, design e impressão dos troféus e suporte de infodesk. E, claro, o conteúdo deste party report é a minha opinião pessoal.
Um pequeno sumário enquanto elemento da organização (TL;DR)
Este ano o meu envolvimento com a preparação do partyplace foi maior. Desde ajudar a colocar as carpetes, da cravação de cabos de rede a montagem / desmontagem das mesas até serviço de infodesk.
Embora esta tenha sido a primeira vez a dar suporte direto a realização da demoparty, os seguintes pontos podem ser melhorados:
- As extençoes eletricas deveriam ter sido pré-identificadas com informações sobre o dono, de forma a saber rapidamente de quem é o respetivo material (o que ajuda com a desmontagem do material no fim da party).
- Problemas com os cabos de rede, o que provocou perdas de tempo devido a ser necessário voltar a cravas os cabos.
- Temos de considerar reduncancias na rede que eta a ser montada na party (cabos spare, etc).
- Não houve debriefing antes de abrirmos portas (devido a atrasos provocados por situações como o ponto acima)
- A localização esra um pouco fria durante a noite. A principal causa se deve ao tamanho do partyhall e ao edificio em sí. Poderemos ter alguma melhoria neste ponto se evitarmos que o rajadas de ar que entram da entrada (exterior), pelo front desk, não chegem ao party hall.
- Procecimentos de Infodesk (onboarding, venda bilhetes, etc) devem ter os procedimentos devidamente documentados, e toda a informação relevante deve estar em uma unica folha, em formato digital, ao contrario deste ano, em que estiveram em papel, com a informação em folhas separadas.
- O Uso de pulseiras coloridas foi uma boa ideia, mas é preferível voltar a usar a badge para ser mais facil distinguir entre visitantes, organização e convidados.
- Estabelecer uma zona de chill-out para convívio , fora da sala principal (party hall).
- Mais uma vez não acabei nada a tempo para submeter para as competições.
O que correu bem :
- Os horários para a rotação dos colegas no infodesk estavam devidamente organizados e corretamente executados.
- A localização foi sem dúvida uma melhoria comparativamente ao ano passado, tanto em termos de espaço como o que é fornmecido pelo mesmo (casas de banho maiores, acceso a um restaurante sem sair do edificio).
- A organização trabalhou como uma equipa, conseguido superar todos os problemas de ultima hora que tivemos durante o setup do evento.
- O conteúdo dos seminários foi muito bom, e relevantes no contexto do evento!
- Tivemos boas participações das competições.
- Tivemos um optimo suporte da SFIA.
Localização
A edição de 2023 foi realizada no Incrível Almadense , que é propriedade da SFIA (Sociedade Filarmónica Incrível Almadense), uma associação com 175 anos.
O espaço é uma melhoria em praticamente comparativamente a edição de 2022:
- A sala principal (main hall) e maior : Podemos ter o ecran principal e a sala principal (party hall) no mesmo espaço.
- Existe uma área separada para o infodesk na entrada.
- Existe uma área para durmir, que foi estabelecida no terceiro piso.
- Acesso ao Restaurante sem ter de sair do edificio.
A unica desvantagem é a falta de espaço de estacionamento junto ao local, e a temperatura dentro da sala principal (party hall) durante a noite.
Comida e bebida
O edifício tem acesso direto a um bar / restaurante onde os visitantes podem lanchar, almoçar e tomar café sem ter de sair do edifício. A edição de 2022 também tinha bar, mas em 2023 tivemos uma melhoria significativa a esse respeito.
E também tivemos panquecas no local! As fotos abaixo foram cedidas por Manuel Correia. As panquecas foram fornecidas pela Sara Mena.
Canto retro
Este ano também tivemos um canto retro, onde os visitantes puderam ver , e interagir com equipamento antigo.
Competições e Showcases
Este ano foi decidido pela organização reduzir o numero de competições para 2, e introduzir os showcases, onde não há votação.
As competições foram apenas para executáveis em tempo real, nas categorias abaixo:
- Demo / Intro (aberto a todas as plataformas, modernas e retro)
- Fantasy Console 512 byte (Dedicadas a consolas Virtuais, com um tamanho maximo de 512 bytes)
As submissões e resultados das competições podem ser vistas no link abaixo :
The show cases :
- Gráficos
- Música
- Wild
Shader Royale
No shader royale , onde tivemos pessoas de todo o mundo a programar shaders no bonzomatic , foi acompanhado com uma performance ao vivo do Parallel Pulse
Os seminários
A Inercia Demoparty sempre teve seminários em tópicos relacionados com a demoscene. Os links dos seminários seguem abaixo:
- Building a Frankenstein 64 by Celso Martinho
- Arcade game port to ZX Spectrum - A reverse engineering exercise by Rui Martins
- Crash Course on making demos for the TIC-80 Fantasy Console by ps
- Cables.gl as a demo making tool by anticore feat. liqube
- O que é a Demoscene? (PT) by jeenio
- Intro to live coding music with FoxDot by Violeta Padilha
Round Table
A Round table deste ano foi focada em como crescer comunidades niche e a demoscene (eng) tal como a demoscene.
Concertos
Também tivemos vários concertos :
- Gasman
- Echo Chamber Effect
- Willow DJ set
- Liqube DJ set
Lazy Sunday Jam
No domingo tivemos uma “Lazy sunday Jam”, onde várias pessoas em várias localizações do globo, incluindo o partyplace, estavam a programar, ao vivo, na consola virtual TIC-80. Isto acompanhado com o jeenio a tocar ao vivo.
Conclusões
Quando me juntei a nova associação inércia, foi com o intuito de ajudar a termos pelo menos uma demoparty em solo portugues. Posso, com certeza, afirmar que fico bastante contente e orgulhoso de ver que a Inercia demoparty cresceu comparativamente com o ano passado. Isto apenas foi possível graças a organização que foi incansável nos seus esforços para organizar e tornar a edição de 2023 uma realidade. E claro, também graças ao apoio da Câmara Municipal de almada, e a SFIA.
Mal posso esperar pelo proximo ano!