Localização
A edição de 2025 da Inércia Demoparty voltou a ter lugar no Incrível Almadense , que é propriedade da SFIA (Sociedade Filarmónica Incrível Almadense).
A Edição de 2025 da Inercia Demoparty decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro.
Build up
A localização já é conhecida por parte da organização da inércia (desde 2023), pelo que a familiaridade com a localização ajudou com o build up. Foram reservados 2 dias para a montagem do evento (mesas, tapetes, eletrificação, etc) e da respetiva infra-estrutura de suporte.
Competições (Compos)
Este ano foi decidido pela organização reduzir o numero de competições para 1 (Combined Demo), e continuar com o modelo das showcases, onde não há votação.
A competição contou com 14 entradas.
Os resultados podem ser consultados na Demozoo
Canto Retro
Canto Retro , que contou com maquinas antigas como o ZX Spectrum , Commodore Amiga e PSX, com várias destas ligadas a monitores CRT. Os visitantes podiam interagir e jogar no equipamento exposto.
Workshops
Este ano tivemos uma workshop, dado pelo Sr Thomas Mann /pixtur/ , sobre o software TiXL.
TiXL é uma ferramenta gratuita de código aberto para gerar efeitos visuais e animações gráficas para instalações, performances ao vivo e VJing.
A Workshop decorreu no 1º dia do evento.
Apresentações Relâmpago (Lightening Talks)
Este ano tivemos 3 Apresentações Relâmpago :
“Sinclair World. A journey in Digital Preservation” - João Diogo Ramos
Esta apresentação abordou 2 projetos levados a cabo pelo museu ZX LOAD, ambos relacionados com a conservação documental, em formato digital.
Aborda os esforços levados a cargo pelo museu ZX LOAD sobre a digitalização de artigos para efeitos de preservação e consulta, que atualmente culmina com a construção de um quiosque digital desenvolvido pelo museu.
O Quiosque agrega artigos retirados de suplementos de jornais da época, que podem ser consultados via interface touch. O mesmo foi demonstrado durante a talk ao vivo.
A apresentação também abordou outro projeto do museu, o Sinclair World, que documenta as criações do Sir Clive Sinclair.
“Writting a Sega Saturn Demo” - Jae686 / Volumetric Illusions
Esta apresentação, dada por min, fala sobre a biblioteca Saturn Ring Library (SRL) , cujo o objetivo é facilitar o desenvolvimento de homebrew para a sega saturn.
“How to make music in one hour” - Jeenio
A apresentação dada pelo Jeenio tratou-se de um crash course sobre como fazer uma musica em menos de uma hora, utilizando o OpenMPT. O OpenMPT é um tracker open source para windows.
Shader Royal
Este ano também voltamos a ter um Shader Royale , este ano com o DJ Set da Tina Stormcaller
Showcases
Houveram showcases nas seguintes categorias :
- Graphics Showcase
- Music Showcase
- Size Coding Showcase
- Wild Showcase
- genAI Showcase
Os mesmos podem ser consultados no Demozoo , ou no canal de youtube da Inercia.
Concerto
Este ano tivemos o concerto dos WAKE
WAKE é um projeto audiovisual ao vivo de Berlin. Lena Kilkka /lucid/ e Thomas Mann /pixtur/ misturam uma fusão de sons originais, hipnóticos e cinemáticos, programados ao vivo com visuais em tempo real da demoscene. Todos os visuais são criados utilizando TiXL, uma ferramenta e motor 3D de código aberto que os próprios criaram e desenvolvem ativamente.
Panquecas
Na manha do segundo dia do evento, foram oferecidas panquecas aos visitantes, com o branding da Inércia.
Cortesia do Manuel Correia e da Sara Mena.
Resumo
A edição deste ano correu muito bem : o tempo reservado para o build up foi o adequado, e a coordenação do evento correu sobre rodas. E foi notório o menor desgaste dos organizadores este ano :)
Também tenho de salientar que tivemos cerca de 105 visitantes, de 14 nacionalidades diferentes, o que é um bom numero tendo em conta o espaço onde decorreu o evento.
Relativamente a comida , apesar de não termos os meios do ano passado, existem varios locais na proximidade do party place para almoçar / jantar.
Até 2026 !
